Você já deve saber que o Instagram é a rede social perfeita para exibir os doces da sua confeitaria, fazer com que seus seguidores tenham água na boca e ainda conseguir algumas vendas!
Também não restam dúvidas que o Instagram mudou a maneira como nós nos relacionamos com os alimentos e descobrimos novos lugares para comer (confeitarias, padarias, restaurantes, etc).
Se você buscar por hashtags como “brigadeiro” ou “bolo”, por exemplo, vai encontrar um bilhão (tá bom, tá bom, não é pra tanto, só alguns milhões) de fotos de doces deliciosos, dos mais variados tamanhos, texturas, cores e ângulos com a marcação geográfica de onde aquele doce foi feito e aquela foto foi tirada.
É como uma enciclopédia gratuita de doces de dar água na boca e literalmente comer com os olhos!
Acaba sendo meio intuitivo: Tirar uma foto do seu doce, colocar um filtro legal, escrever um pouco sobre o doce, postar e esperar as curtidas e comentários.
Mas aí você fica esperando e nada de curtidas… Nada de pedido de encomendas… Nem um elogiosinho sequer pro seu doce.
Então, o que postar em um Instagram de Confeitaria?
Usar as redes sociais é simples, cara confeiteira. Difícil é chamar atenção no meio de tanta coisa igual por aí.
Se você quer fazer sucesso de verdade, o segredo é conseguir conquistar os seus seguidores e clientes e deixá-los interessados em te acompanhar.
Pra você conquistar seguidores no Instagram, seu conteúdo (e você) tem que ser interessante para quem buscou uma hashtag e caiu no seu perfil. Ponto.
Mas não se preocupe! Nesse post eu selecionei algumas formas de aumentar o interesse das pessoas pelo seu Instagram profissional.
Usando um pouco de cada desses nove tipos de post você fica um passo mais perto de transformar seu perfil em um perfil que os seguidores vão amar!
Aposto que você está curiosa para saber logo quais são eles e aplicar hoje mesmo, não é?
Então vamos lá!
1. Aproveite para fazer pesquisas com sua audiência
Que tal aproveitar o engajamento dos seus seguidores e pesquisas com eles? Faça posts descontraídos com perguntas que encorajem uma resposta dos seus seguidores.
Mas atenção: Faça perguntas simples, uma por post, espalhadas na semana.
Essa pergunta tem que ser importante para seu negócio e para sua estratégia. Fazer uma pesquisa longa (como a de persona) aqui não funciona.
Por exemplo, você pode postar a foto de um doce que você está testando e fazer perguntas relacionadas a ele, como “Se existisse um brigadeiro tamanho Extra Grande, você comeria sozinha ou dividiria? Diz pra gente a sua opinião aqui nos comentários!”
Se a aceitação for boa, você pode publicar uma foto com os melhores comentários. Tente fazer sua audiência participar!
2. Crie postagens do tipo “marque um amigo”
Uma brincadeira que gera bastante engajamento são os posts “Marque um Amigo”. Eles chamam para a ação de marcar um amigo e faz com que você receba muitos comentários. Comentários são ótimos para o algoritmo do Instagram, porque indica o seu potencial de fazer mais pessoas participarem. Então as chance de posts com muitos comentários serem exibidos para mais usuários é maior.
Geralmente a marcação é uma brincadeira entre amigos com uma “aposta quase ganha”, o que pode gerar algumas risadas, olha o exemplo abaixo:
3. Faça perguntas
Esse tipo de post pode parecer parecido com o de pesquisa, mas não é.
As pessoas tem uma forte necessidade de responder perguntas (principalmente aquela famosa “qual a nossa missão na Terra?”).
Isso porque perguntas geram um tipo de reação espontânea nas pessoas, que sentem necessidade de expressar a sua opinião e de serem ouvidas.
Sabendo disso, você pode fazer um post que traz a pergunta na sua legenda, questionando aos seus seguidores sobre algum assunto específico e curioso.
Se você quiser colocar um atrativo a mais na imagem, considere colocar a pergunta na própria imagem. É importante ressaltar que se você escolher pela segunda opção, tente manter uma boa estética e ser criativa.
4. Incentive seus clientes a fazerem check-ins no seu perfil
O Instagram, assim como outras redes sociais, oferece o recurso de adicionar uma localização nas suas fotos. Ao fazer um post informando o local, as pessoas entendem que você é uma pessoa ativa, que aproveita o tempo e que realmente faz coisas.
Portanto, incentive seus clientes a “fazerem check-in” no perfil do Instagram da sua confeitaria quando comprarem seus produtos
Inversamente a isso, quando você incentiva que seu público faça check-in ou marque sua marca (bonito isso), faz com que eles se sintam pertencidos a um grupo, que é outra necessidade humana, conforme a Pirâmide de Maslow.
Esse tipo de post gera um bom engajamento e ajuda a fidelizar seu cliente (se a marcação for feita por um influenciador então, é viralização na hora).
5. Mostre um passo a passo
O consumidor moderno busca agilidade e praticidade, e posts no estilo “passo a passo” pode ajudar nesse quesito.
Como o nome diz, eles são estruturados em “passos”, com instruções claras e simples, facilitando a leitura e fazendo com que o seu seguidor absorva a informação mais facilmente.
Você pode fazer o post no Instagram da sua confeitaria com os passos da montagem de um doce em uma sequência de imagens (carrossel) ou um vídeo simples, por exemplo.
Ensinar pessoas faz com que você ganhe créditos com quem aprendeu, e isso mais pra frente ajuda a vender mais.
6. Publique curiosidades sobre coisas relacionadas ao seu negócio
Você pode publicar curiosidades sobre seu segmento para sua audiência, desde que sejam realmente interessantes e relevantes.
Posts no formato “Você Sabia?” funcionam muito bem, porque isso atrai a curiosidade das pessoas, sem contar que isso acaba agregando conhecimento para quem te segue.
Escolha um dia específico para o “Você Sabia?”, como todas as quartas-feiras, por exemplo. Isso gera uma constância e faz a pessoa ficar curiosa pelas próximas quartas-feiras.
7. Mostre a vida real (visão de bastidores)
Que tal postar aquela foto do produto sendo finalizado ou dando uma noção de como o seu trabalho é feito?
Isso gera engajamento porque as pessoas amam ter acesso exclusivo, e uma visão de bastidores normalmente não é dada a qualquer um.
Essa sensação de pertencimento é um motivador poderoso, então vale a pena oferecer um pequeno vislumbre do que você faz.
8. Mostre evolução com um Antes e Depois
As pessoas adoram ver a evolução dos outros para se inspirar. Postar fotos ou vídeos de antes e depois funciona muito bem como motivação e embora seja muito utilizada no ramo de fitness e nutrição isso não significa que não possamos adaptar para a confeitaria.
Já que confeitaria é totalmente artística, mostrar nosso primeiro bolo contra um recente mostra para as pessoas que somos humanos e podemos evoluir.
Também mostra gratidão pelos seus clientes, já que acreditaram em você e graças e eles você evolui dia após dia.
Por último, esse tipo de post pode causar uma ótima reação para quem está vendo, fazendo com que ela tenha vontade de compartilhar o seu sucesso.
9. Engaje seus seguidores com um post interativo
Geralmente entramos nas redes sociais para interagir e relaxar. Então entrar um pouco em um universo mais divertido é muito bem vindo.
Você pode fazer posts do tipo “Complete a frase” ou “Clique duas vezes na tela para o brigadeiro ficar completo”…
Existem milhares de posts desse tipo, e por mais que pareçam bobos, as pessoas interagem muito com eles.
Isso porque a rolagem do feed de notícias é rápida, onde as fotos são apreciadas por poucos segundos e quando a pessoa algo diferente ou curioso ela se sente atraída e para para ler.
10. Grave vídeos [Dica Bônus]
Por terem movimento, videos são um tipo de mídia que atraem a atenção das pessoas naturalmente em um Instagram de confeitaria.
Diversos estudos mostram que o consumo de vídeos aumentou absurdamente nos últimos anos (mais de 90% de 2014 à 2017).
Vídeos funcionam bem porque ativam mais sentidos do que uma simples foto.
Enquanto com fotos você estimula apenas o visual, no vídeo além de você poder explorar a audição também, você consegue mostrar movimento.
Assim você consegue passar a sensação de cremosidade ou crocância de um produto, por exemplo, e isso é extremamente poderoso e praticamente indispensável em um Instagram de confeitaria.
A dica é explorar esse tipo de conteúdo com o próprio Stories do Instagram, com vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas, onde você pode compartilhar sua rotina, coisas que estão acontecendo agora, dicas para seu cliente.
Outra opção é postar vídeos no seu feed de notícias, esses tendo até 60 segundos, onde você pode mostrar em detalhes um produto seu. Esse recurso é excelente para provocar os seus seguidores, com vídeos “saborosos”, destacando a qualidade do seu doce.
E um outro recurso, mais recente, é o IGTV. Se você precisar compartilhar um vídeo mais longo, esse é local ideal para vídeos de “making of” e passo a passo.
Use as ideias de conteúdos para criar a sua própria estratégia
Se você quer crescer a sua marca a ponto de ser lembrada, é muito importante que você dedique tempo e esforço pensando no que realmente move a sua audiência e criar uma estratégia de conteúdo.
Lembrando que você pode variar todos esses 9 tipos de conteúdo entre imagens e vídeos.
Pense nos dias que você vai postar cada coisa, na organização do seu feed, nas cores, nas hashtags…
O Instagram é uma rede que cresce e muda constantemente, o que torna a concorrência por atenção muito grande.
A boa notícia é que com as estratégias e táticas certas você vai conseguir trazer bons resultados para sua marca.
Espero que esses 9 tipos de post para Instagram de Confeitaria possam te ajudar a ter mais ideias quando for postar seu conteúdo no Instagram.
Simone Mello
Comments